Entenda por que os investimentos em marketing digital não podem parar

Neste período de reclusão social, a internet vem se consolidando como uma ferramenta importante para os negócios

São inúmeras as mudanças causadas pelo desenvolvimento da internet, principalmente na forma como se dão as relações sociais.

A distância entre as pessoas passou a ser de apenas um clique, não é?

O meio comercial também não escapou desse movimento.

Agora, para ser bem sucedido em um mundo tão conectado, é necessário entender por que os investimentos em marketing digital não podem parar, e como isso pode te ajudar a se manter competitivo e forte no mercado.

O mundo está cada vez mais conectado

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), no ano de 2018, 70% da população brasileira já estava conectada.

Essa mesma pesquisa divulgou que metade da população rural já tinha acesso à internet, bem como metade da população mais pobre do país. Evidenciando o quanto a internet veio para ficar.

Outro dado relevante é que 60% dos usuários pesquisavam pelos preços dos produtos e serviços na internet. O que ilustra como o hábitos dos consumidores também mudaram.

A oferta dos produtos seguiram esse mesmo sentido e o meio online se estabeleceu como um ambiente promissor para que boas estratégias de marketing se desenvolvessem.

Marketing digital: não fique para trás nessa corrida!

Mesmo que os meios do marketing tradicional ainda funcionem, como comerciais em televisão ou anúncios nas rádios. Essas mídias são muito mais caras e atingem um público mais geral, não procurando atingir especificamente os seus possíveis futuros clientes.

Já o marketing digital compreende as iniciativas que são voltadas para estabelecer o contato com o público-alvo, de modo a promover o valor dos produtos e serviços no mundo online.

Conceitos importantes no marketing digital

O marketing digital aplica conceitos antigos do marketing tradicional e novos conceitos que foram se formando, dentre os quais é possível destacar:

  • persona, que é um perfil ficcional traçado a partir das características do público-alvo, e concentra seus aspectos mais gerais, como as dores, os desejos e as dúvidas.
  • funil de vendas ou jornada do consumidor que determina o quão distante ou próximo do objetivo comercial está uma pessoa e que tipo de abordagem deve ser feita nos diferentes níveis.
  • O conceito de Inbound Marketing ou Marketing de atração, tem por objetivo chamar a atenção das pessoas, ser interessante, mas sem ser invasivo.
  • E o Outbound Marketing, que é o oposto, caracterizando a atitude ativa ou o famoso “correr atrás do cliente”.

Esses conceitos se articulam no planejamento de uma boa estratégia de marketing, que é decisiva para o sucesso de um empreendimento.

A concorrência provavelmente já está adotando estratégias online, mas não se intimide! Com os investimentos certos e um bom planejamento é possível contornar isso.

Otimizando os investimentos e conseguindo autoridade no mercado com o marketing digital

Dentre as diversas estratégias possíveis, o Inbound Marketing tem se popularizado cada vez mais.

Isso acontece porque, com a produção de conteúdo — que é a principal forma desse segmento —, é possível atrair as pessoas certas e ainda se tornar referência no seu setor.

Nesse sentido, o conteúdo representa um papel fundamental.

Produzindo-o com qualidade, ou seja, tratando dos anseios, das dores e respondendo as dúvidas da sua persona, você consegue posicioná-lo bem no SEO (Search Engine Optimization ou otimização de motores de busca).

Então, sempre que pesquisarem uma palavra-chave ou um termo relacionado ao seu conteúdo no Google ou em outro buscador, o site, blog ou mídia que você estiver usando, vai aparecer.

Alguns conteúdos requerem um investimento maior, como vídeos e fotos, que demandam uma boa infraestrutura. Mas um dos mais populares e que requer um investimento que cabe no bolso, são os textos em blogs.

Eles são a porta de entrada para que se possa estabelecer relacionamentos ainda mais profundos e fazer com que o visitante avance pelo funil de vendas.

Entretanto, tudo isso deve ser decidido com base no perfil do seu público. É o que determinará em quais mídias sua presença deve ser maior e em quais investir.

Por último, no meio digital existe a possibilidade de aplicações realmente eficientes. Pois, permitem acompanhar desde a quantidade de acessos até o gerenciamento da suas listas de e-mail.

Esses resultados serão importantes para medir o desempenho do seu negócio e te mostrar quais melhorias devem ser feitas, de modo a otimizar ainda mais os seus investimentos.

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